quinta-feira, 1 de maio de 2008

PNEPemCHAVES: Tutorias




Apesar de ser a primeira vez que introduzimos este campo para reflexão, não podemos deixar de referir que ele se encontra em acção viva e permanente, desde o início do ano. E com que vitalidade!...
Não vamos, decerto, historiá-lo. Seria impossível, neste espaço de tempo e de registo. Contudo, iremos deter-nos em alguns aspectos por onde passámos, com a força e o vigor das convicções que nos foram levando a encontrar pontos de referência comuns com vista à melhoria de um trabalho que nos tem ajudado a crescer.
E, são vários os campos pedagógicos visados:
-- As novas tecnologias: Muitos de nós partimos do «zero». Só com uma vontade pessoal férrea e o apoio de alguns elementos que já iam dominando estas tecnologias, pudemos ir construindo momentos de que nos vamos orgulhando. Sabemos que é ainda muito pouco o que temos percorrido, aprendido, como sabemos que, neste momento, ultrapassámos em muito a infoexclusão. E, se a «frota tecnológica» fosse actual nas nossas escolas, não temos dúvidas que estaríamos muito mais avançados. Só custa começar. O entusiasmo vem com e pela prática e seus resultados.
-- Os espaços físicos que nos são destinados : Mais um campo de batalha travada e muito pouco conseguida. Temos andado de sala em sala, num peditório que se não compagina com a nossa maneira de ser PROFESSOR/EDUCADOR e de estar na PROFISSÃO e na ESCOLA. Como tal, acabámos por nos render a um espaço que não deixando de ser acolhedor, porque as condições humanas o são, não pode responder às necessidades de quem vai já sentindo a necessidade de um trabalho de equipa reflexivo, planificado, executado, avaliado. Mas é o que temos e onde nos vamos sentindo bem.
-- A partilha de preocupações educativas: Hierarquicamente falando não é coisa que se possa validar. Não temos sido reconhecidos como Recurso do Agrupamento, não temos sido reconhecidos como beneficiários de nada. Vamo-nos "cosendo com as linhas que temos". Por isso e muito mais, muitos dos «remendos pedagógicos» estejam já a necessitar de remodelação. Vale-nos sabermos contornar muitas das situações de conflito institucional, próximo, geradas. Até porque ao distante nem nos deixam chegar. Melhor, vale-nos a força com que não «deixamos por mãos alheias os nossos deveres». Quanto aos nossos direitos, ainda que não desistamos, de muito pouco nos tem valido o esforço dispendido. Não encontramos eco nas nossas formas de ser e de estar; não temos encontrado o feedback necessário a um trabalho compensatório.
É este o preço a pagar pelos AGRUPAMENTOS de escolas onde o professor do 1.º Ciclo continua a ter as benesses do Professor Primário. Nem mais. Quiçá, bem menos. Porém, não serão estas questeúnculas que nos impedem, impedirão de seguir em frente.
-- A partilha de saberes e fazeres: O organização reporta-se a um início do ano muito atribulado, tal como se encontra registado em documentos próprios, a um segundo período bastante limitado pelas condições climáticas que, não sendo desculpa para nada, foram limitando a nossa acção de supervisão, mas foi-nos permitindo uma prática de computadores onde a visita à Plataforma nos deu uma possibilidade de contacto com os documentos publicados pela Equipa Responsável resultando daí, também, um aprofundamento de conhecimentos teórico de mais valia para o trabalho a desenvolver.
Mas foi neste terceiro período que o nosso trabalho tomou uma outra visibilidade, um outro interesse, uma outra perspectiva educativa que vai abrindo caminhos de inovação e de mudança no local de trabalho de cada professor/a interveniente no mesmo.
Será isso o que iremos continuando a fazer nestes tempos que estão quase a atingir o seu final. Continuá-los seria muito bom até porque as perspectivas vão-se alargando em várias frentes, tal como teremos oportunidade de confirmar mais acintosamente, em tempo próprio. Aliás, já vão tendo alguma visibilidade no Blog criado para o efeito.
Por agora, vamo-nos ficando por aqui. Apenas pedimos que façam o favor de observar, atentamente, as imagens que vos deixamos através das quais se pode constatar o espaço que nos foi reservado, depois de algumas batalhas que tivemmos de travar, mas que conseguimos vencer com o recurso a amigos que não regatearam esforços para nos ajudar.
Num agradecimento muito sentido aqui fica o nosso muito obrigados/as.
Um abraço a todos quantos de boa-vontade têm contribuído para que este trabalho se firme e se afirme. Até breve, Isaura.

1 comentário:

  1. Não é o espaço que dita as competências! Seja ele pequeno para gente grande...que de GRANDES espaços para gente pequena já nós andamos fartosssss!!
    Os professores do 1.º Ciclo, ainda que muito mal reconhecidos, têm vindo a destacar-se em todas as áreas....só não vê quem as palas não quer tirar...
    Aos poucos o terreno vai-se desbravando e, no interior do nosso nicho que é esse o que importa, vão-se colhendo frutos naturais e muito saborosos.
    Força de espírito e coesão entre os que lutam por ideais bem vincados, hão-de levar-nos ao cume....onde poderemos olhar para trás e ver as construções sólidas....as que outrora nos pareciam debilitadas.
    Há de tudo em todo o lado....e neste nosso ciclo ainda há aqueles(as) que se preocupam mais com o "parecer" do que com o SER.
    Para esses um pouco de paciência.....hão-de juntar-se ao rebanho...ou....a SELECÇÃO NATURAL...encarregar-se-á ....
    Bj

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