sábado, 17 de maio de 2008

Preguiça ou fraca memorização?....mecanismos internos....

Esse contributo é muito válido e esclarecedor. Mas, a aflição que alguns de nós carrega pelo simples facto de os alunos não conseguirem compreender, constitui um PROBLEMA a estudar.
Há mecanismos internos que ultrapassam a mera vontade que nós temos em justificar a não compreensão.
Por vezes vemos a frustração de quem ensina, pelo facto do aluno ler com fluidez e não compreender e até há quem lhe chame distracção.
Nada tem a ver com distracção, tem a ver com memorização, com o facto de o leitor não se conseguir apropriar da mensagem que o autor do texto transmite. Tem a ver com o tal fio condutor que não existe nos alunos com problemas de compreensão.
Estes alunos adquirem elementos (informações) isolados do texto e não conseguem criar a tal hierarquização entre as ideias.
São estes problemas que nos deveriam dar prazer estudar para melhor resolver. O aprofundamento destas temáticas deveria fazer parte do projecto de reciclagem de professores.

Sem comentários:

Enviar um comentário