sábado, 24 de maio de 2008

Défice na Compreensão

Ontem, na troca de experiências que tivemos, abordou-se a temática da compreensão leitora que é deficitária em muitos dos nossos alunos.
Mais uma vez se veio confirmar a extrema importância deste processo para a aprendizagem.
Os alunos que não compreendem o que lêem, ainda que a sua leitura seja fluída, carecem de uma capacidade para actuarem de forma flexível e autoreguladora.
Como carecem de metas, também não fazem planos nem sentem a necessidade de supervisionar o processo da leitura. Não comprovam os resultados da leitura que fizeram.
Estes alunos não põem em prática todos os recursos que possuem, nem se apercebem dos desvios da realidade relativamente aos mapas iniciais aprendidos para o processo da compreensão. Este facto faz com nem sequer sintam necessidade de reajustar mecanismos iniciais da leitura/compreensão e construir novos, acabando por carecerem de conhecimentos apropriados.
Na realidade não há aprendizagem, ou seja, não utilizam os recursos e as estratégias de aprendizagem enquanto lêem.
Aprenderam a ler mas não aprendem lendo.
Não fazem inferências!
Caminham no Escuro...

Para que possam compreender um texto, os alunos, necessitam de ordenar, diferenciar e interrelacionar as ideias.
Compreender um texto é ir muito mais além e transcendê-lo, integrando as ideias do texto com as nossas.

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