sábado, 10 de maio de 2008

PNEPemCHAVES: Salto


Esta imagem, tal como podemos ver, representa um dos trabalhos realizados por uma criança de seis anos que se encontra em fase de Iniciação à Leitura/Escrita . É, apenas, o trabalho final de uma série de actividades realizadas, em forma de jogo, durante um limitado espaço de tempo, aquando do «trabalho de supervisão» a carga da "Formadora Residente" respectiva. Segundo a opinião da Professora Titular de Turma, o trabalho tem resultado de forma muito activa e entusiasta por parte da aluna que apresentava algumas dificuldades de aprendizagem e que, por isso, se ia atrasando relativamente ao grosso dos restantes colegas.
Na verdade, podemos referir que a adesão foi total. Decerto, dependeu, também, de todo o trabalho anteriormente realizado. Não temos quaisquer dúvidas. Tal como não nos assiste qualquer dúvida relativamente às virtualidades da aplicação do "Método Global de Palavras".
Consideramo-lo um método lógico, psicológico, pedagógico, educativo, dinâmico, integral, lúdico, sem quaisquer reservas da mínima espécie. Não se limita ao conhecido método das "28 Palavras" da autoria de Ivone Semedo, ao método de "Global de Palavras / Oficial de Angola", ao método "Jean quit rit" de autoria de Brigitte Lemaire.
É um misto de todos eles, se assim quisermos, e muito mais, uma vez que se constitui um método adaptado a cada realidade escolar/educativa. Apenas tem em comum algumas das actividades defendidas pelos autores desses mesmos métodos.
Criado a partir da realidade conhecida pelos alunos e por cada um deles, não só respeita os seus interesses como aponta para as suas necessidades, respondendo, em cada momento a uns e a outras sem qualquer interferência menos correcta.
Assim sendo as primeiras "Lições-Tipo" (Gabriel Gonçalves, 1975) partem do conhecido de cada criança: a Família, para se alargar a uma «nova família»: a Escola, onde os laços afectivos e outros vão sendo despontados e reforçados.
Podem acreditar que as expectativas geradas por cada comunidade educativa, onde os pais desempenham um lugar fundamental, são superadas para serem geradas outras e outras que nos conduzem à criatividade e à imaginação e a tantas outras «coisas boas e belas» que a escola não pode desprezar.
Não nos irão faltar, decerto, oportunidades para poder demonstrar quanto este método pode revolucionar a difícil tarefa que tanto tem atormentedo alunos e professores como para atrair o desejo, o prazer de ler e de escrever.
Para além de termos dados concretos de sucesso, é nesta fase que está o segredo, temos toda uma vontade inabalável de contribuir para que os "Encantos de uma Língua falada e Escrita em BOM PORTUGUÊS" se possa efectivar.
Estamos disponíveis. Dêem-nos os meios. Nós faremos o resto.
Na esperança de que este sonho se torne realidade, deixamos um abraço bem «arrochado» e do tamanho do Mundo no desejo de poder contribuir para a felicidade de muitas das crianças e jovens que se debatem por uma escola mais mais ao seu jeito.
Isaura

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