quinta-feira, 22 de maio de 2008

O carácter lúdico da escrita no 1.º ciclo...

Sabemos que no 1.º ciclo do Ensino Básico se apela à escrita criativa, onde é dada muita importância ao carácter lúdico descorando-se, por vezes, a escrita intencional, ou seja,maior exigência no apuro técnico, mais disciplina e autocontrole por parte dos alunos.
Penso que nos 3.º e 4.º anos de escolaridade os alunos já possuem alguma capacidade reflexiva e crítica e, nestes anos, a exigência poderia aumentar...gradualmente, é claro!!!.
O recurso à prática da escrita deveria ser um treino já mais intencional, onde os alunos pudessem reflectir melhor sobre a linguagem.
É fundamental que os alunos desenvolvam a capacidade de reflectirem sobre o processo da escrita, de forma a poderem desenvolver competências que os possam levar mais facilmente a escrever diferentes tipos de texto.
A intencionalidade da escrita e os destinatários são muito importantes, porque, em crianças muito pequenas, a falta de um destinatário visível leva-os mais facilmente a escreverem para agradar ao professor, porque sabem que é por ele que os mesmos vão ser avaliados, ou a limitarem muito o discurso pelo facto de o(s) destinatário(s) ser(em) sempre o(s) mesmo(os).
Com alunos mais pequenos, a escrita é também uma forma de os sensibilizar a reflectirem sobre o contexto social, dando-lhes hipótese de uma maior flexibilidade no discurso que escrevem de forma a poderem dialogar com a sociedade que os rodeia.
Os processos metacognitivos devem estar sempre presentes e serem estimulados na escrita, levando o aluno a ter consciência de que a escrita é mais uma resolução de um problema, assim como noutras áreas do saber.
Ocorreu-me este tema porque, pela pouca experiência que tenho, verifico frequentemente um maior cuidado na escrita, por parte dos alunos, quando escrevem textos em que o destinatário é alguém diferente do habitual.

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