domingo, 11 de maio de 2008

PNEPemCHAVES: Retrospectivas



Apenas, uns tempos atrás. Voltaríamos a percorrer as mesmas veredas educativas. Hoje, pudemos reviver momentos inolvidáveis, momentos que ficaram a marcar, muito positivamente, uma VIDA de professora/educadora e muitas VIDAS de educadores/educandos.
Na verdade, hoje, em Dia de Pentecostes, reencontraram-se, uma vez mais: alunos/as, pais/mães e professora que, durante quatro anos, percorreram caminhos traçados, em conjunto. Caso curioso é que já não conhecia uma das alunas.
Como o tempo passa, santo Deus! E como nós vamos colhendo os doces frutos de um amadurecimento constante!
Crescidos no corpo, podemos referir que a sua alma, o seu espírito, a sua mente, cresceram em proporções idênticas.
É só comparar alguns dos momentos partilhados longe ou perto das suas Terras de origem, através de registos fotográficos que deixamos, porque, outros observados no quotidiano, não nos permitem a sua representação viso/corporal, para nos consciencializarmos do poder desta relação afectiva cultivada a cada momento em toda a Comunidade Educativa: Família -- Escola -- Comunidade.
Continua a ser de uma importância vital esta relação sempre crescente. Por meio dela, para além de podermos reviver este passado sempre grato, podemos dar continuidade a uma AMIZADE que se foi cimentando pelos e nos filhos/alunos/cidadãos e nos vai demonstrando que vale a pena construir a SOCIEDADE assente nos valores tradicionais: gratidão, sensibilidade, atenção, entrega, doação...
São estes valores que nos conduzem a uma socialização consciente, querida, partilhada, renovada nos membros que se e a vão renovando, inovando, mudando, reformando, construindo, transferindo, transformando-se em saberes cada vez mais profundos.
É este o ciclo vital que necessitamos continuar: a passagem de testemunhos válidos para cada ser em Formação Permanente.
Perdoem este «desabafo». Mas sentia que tinha que o partilhar. E este espaço dedicado à "Escola vista a Olho Nu" apresenta todas as condições para o poder fazer.
Obrigada e até sempre, Isaura.

1 comentário:

  1. É sempre bom partilharmos as experiências que ao longo da nossa vida nos trazem alegrias.
    Certamente que os alunos que tenham oportunidade de verem estas imagens ficarão igualmente felizes.
    Bj

    ResponderEliminar