sábado, 17 de maio de 2008

Compreensão Leitora...

A compreensão leitora é um processo muito complexo e por mais que se tente entender a palavra Compreensão nem sempre o fazemos correctamente.
Sabemos que as escolas se deparam com alunos que trazem uma carga informativa muito reduzida , hábitos de leitura inexistentes, conhecimento do léxico reduzido e pouca informação sobre os temas que os textos tratam. Estes alunos têm grandes dificuldades ao nível da compreensão leitora.
Mas, alunos que lêem com um bom nível de fluidez, que em princípio lhes permitiria compreender os textos e fracassam; alunos que conhecem o léxico e inclusive a temática tratada, mas que apenas retêm uma colecção de superficialidades; alunos que podiam memorizar se actuassem de outra maneira menos linear e rotineira.
O que se pode inferir é que aprenderam a ler mas não aprendem lendo. Não põem em acção os mecanismos básicos da aprendizagem enquanto lêem, não pensam enquanto lêem, não resolvem problemas enquanto lêem.
Esta problemática é estudada na psicologia da compreensão de textos.
Os alunos que não compreendem os textos......não são capazes de construir os níveis de significado intermédio que dão sentido e coerência às ideias. (Caminham no escuro).
Esta temática é muito interessante e nós, professores, devíamos aprofundá-la para termos respostas a problemas com que nos deparamos no dia a dia escolar....

Sem comentários:

Enviar um comentário