quinta-feira, 22 de maio de 2008

A ESCOLA


A ESCOLA
Um Bem Estrutural das Sociedades Contemporâneas
Para uns é o voltar de novo à escola. Para outros é o chegar à escola. As Novas Oportunidades estão aí. A ESCOLA de hoje terá de ser necessariamente "uma estrutura" fundamental no desenvolvimento das Sociedades Contemporâneas. Mais do que nunca os media colocam a tónica na ESCOLA como o centro de aprendizagens de novas tecnologias, que levam a um desenvolvimento económico e social sustentável, base da solidariedade que todos desejamos. O diagnóstico Global está concluído e perante tal realidade, hoje, todos sabemos que a ESCOLA vista num sentido mais abrangente (global), perspectiva-nos um novo PARADIGMA no contexto Social, capaz de nos transportar para um desenvolvimento sustentado, que nos catapultará para uma sociedade mais digna e mais justa, no percurso da Solidariedade para a Cidadania, como um Bem Social estimável.
O saber e o conhecimento advêm da investigação. É um dado adquirido, que, é a partir da investigação que obtemos as ferramentas indispensáveis para uma competição sagaz do quotidiano, não só num contexto Europeu, mas também num contexto cada vez mais Global. E não há dúvida que o futuro, para nós é já hoje. O tempo urge e por isso temos de investir na qualificação da nossa sociedade, que é pouco qualificada quando comparada com a grande maioria dos países europeus. Será esta a escola com que podemos vingar? Será esta a escola das nossas oportunidades? Então qual será a base do nosso desenvolvimento? Não somos um país europeu de pleno direito? Muitas outras questões poderiam aqui ser colocadas, porém, isso não nos compete a nós meros cidadãos, nesta ocasião (em que dificilmente teremos sentido critico).
Não é por acaso que os países do norte da Europa (nórdicos) têm desenvolvimento harmonioso (um bom exemplo a seguir), mas sim porque apostaram na Educação de carácter obrigatório, atempadamente, e hoje colhem os frutos que outrora semearam, a educação humana como mola impulsionadora do desenvolvimento social. Por isso, a escola deve ser o lugar privilegiado para a aquisição de "competências" e jamais deverá separar-se do ser humano. Esta dicotomia Escola/homem será indissociável no presente e no futuro, hoje, mais do que nunca o "espaço" e o "tempo" são imperiosos. O SABER dos tempos presentes é dinâmico, e, este dinamismo é sinónimo de INOVAÇÃO, que exigirá da ESCOLA uma actualização permanente, onde o ser humano possa beber todas as mutações sociais, no momento. A Inovação é a base do sucesso e como tal faz parte da ordem do dia, cujo embrião será obrigatoriamente o desenvolvimento económico, que partilhado por uma sociedade que soube construir a solidariedade, através das ferramentas que foi construindo de parceria com a ESCOLA, que foi construindo seres humanos conscientes e críticos do seu papel perante a sociedade, como verdadeiros actores ou agentes de mudança, no contexto social, onde se poderá verificar a partilha dos bens sociais, desde que obtenham o indispensável "desenvolvimento económico/social, sustentável. É esse o caminho! Vamos prossegui-lo de mãos dadas!...
A Profa. - Teresa Isilda Coelho (08/05/20).

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