domingo, 25 de maio de 2008

Uma estratégia para organização da leitura...

Estratégias de organização da leitura

Orientar (1.ª abordagem que o aluno faz ao texto, para se motivar ou para se inteirar sobre o texto, capa, desenhos, esquemas...);

Questionar o texto (estabelece objectivos, organiza a informação, utiliza os conhecimentos prévios, formula e testa hipóteses);

Reler (relembra os temas ou títulos que vai dando em cada parágrafo);

Analisar (conhece o texto e o tema em profundidade, capta as ideias principais e secundárias, detalhes relevantes, vai tendo uma opinião crítica profunda e reflexiva do que selecciona);

Sublinhar (melhor compreensão e retenção da informação, ajuda a fixar e relacionar os novos conteúdos com os pré-existentes);

Parafrasear (recontar o que leu por palavras suas, utiliza competências cognitivas e metacognitivas);

Resumo (exige uma maior atenção, motivação e capacidade de seleccionar informação relevante sobre o tema) (cf. Carina, Silva, Monteiro e Diniz, 2001).

Sem comentários:

Enviar um comentário