quinta-feira, 27 de março de 2008

Tradições Pascais



Na nossa região há tradiçoes que, passando ao longo das gerações que nos antecederam, continuam a brindar-nos com a mesma intensidade, com o mesmo calor de sempre. Neste momento refiro-me, essencialmente, aos folares de que Chaves se orgulha ser um ponto de referência para nacionais e estrangeiros. Feitos nas diferentes padarias da cidade, por mãos hábeis e calorosas, sabedoras das porções que cabem a cada um, segundo o tamanho pretendido por quem os compra, acabam por deliciar quem quer que seja.


Há, contudo quem opte por fazê-los em casa , em fornos aquecidos a lenha, seguindo, mais ou menos, as mesmas receitas, não sem guardar este ou aquele «segredo» que lhes dá um sabor muito especial. Talvez, também, por uma questão de economia, de prazer, de ocupação do tempo de forma agradável e útil; talvez por uma questão de partilha pessoal com amigos e familiares que até dizem, com ou sem razão: -- Estes são especiais!...


Assim se vão transmitindo, também, saberes e fazeres culturais que vale a pena preservar e dar a conhecer a quem deles possa desfrutar.


Por essas e outras razões, também nós deitámos mãos à obra e, se não podemos partilhar os deliciosos «folares» convosco, neste momento, podemos partilhar esta mensagem deixando o convite a quem deseje saboreá-los em outras ocasiões.


Vale a pena, acreditem, vir a Trás-os-Montes para poder experimentar as suas iguarias gastronómicas, como deliciar-se com a beleza das suas paisagens naturais, únicas, com a sua cultura, a sua história que faz parte, também, da História deste Povo Português a que nos orgulhamos de pertencer.


Ficamos à espera... Creiam que vale a pena!... Um abraço à transmontana, Isaura.

1 comentário: