quinta-feira, 20 de março de 2008

Métodos

É tudo uma questão de métodos... Há quem diga que não: qualquer pessoa aprende com qualquer método. Ainda que respeitemos todas as opiniões, temos que concordar que a iniciação à leitura/escrita, com crianças de 5/6 anos, é uma tarefa muito complexa e, só por isso, terá que ser devidamente preparada de acordo com uma realidade que é única em cada criança que nos chega à escola, tantas vezes, muitas ou poucas, não interessará muito neste momento, com altas expectativas de aprender a ler, mais do que a escrever.
Mas, cremos que é na Aprendizagem / Ensino da escrita que reside uma das maiores dificuldades a vencer.
Só por isso a nossa preparação não pode ser adiada, ou correremos o risco de nos encontrarmos num "beco sem saída" de onde, não raras vezes, até conseguimos sair frustrados(as).
Daí que no parágrafo anterior nos tenhamos referido à expresão «Aprendizagem / Ensino», ao invés do que, geralmente, acontece. Cremos que está neste contraponto o segredo do sucesso desta fase de vida e o sucesso no prolongamento dessa mesma fase. Não conseguimos aprender tudo de uma vez. Iremos fazê-lo aos pouquinhos, de acordo com a evolução de cada ser, de acordo com as potencialidades que se vão despertando, de acordo com os ideais que se vão descobrindo e construindo, de acordo com uma realidade única que se gera no e pelo encontro de cada criança consigo própria, com o professor (único, também) com o meio social e físico / entorno ( igualmente único). E é nesta realidade que cada professor tem que encontrar a unidade desses três elementos para, em consciência, agir. Agir sobre o meio, sobre os seus recursos naturais ou artificiais, materiais e espirituais, no sentido de o adaptar a cada criança e não agir sobre a criança. Esta é um ser humano que temos que ajudar a desabrochar, que temos que ajudar a abrir-se para a vida de que ela própria é já portadora. Não podemos esquecer, muito menos ignorar, que o seu caudal de conhecimentos é fruto de vivências múltiplas a que a escola tem que dar continuidade, melhorando. Aqui está a força do método: caminho a seguir para atingir um fim específico. Nesta caso, aprender a ler e escrever de forma agradável, entusiasta, alegre, confiante, perseverante. Sem isto, nada feito, ou mal feito...
Ainda que não se tenha esgotado este preâmbulo sentimos que esta conversa de hoje já vai longa. Por isso, decidimos continuá-la numa próxima oportunidade, também para dar tempo aos nossos visitantes para reflectirem sobre um dos momentos mais difíceis que os célebres "Professores Primários", agora do 1.º Ciclo do Ensino Básico, têm que enfrentar com serenidade, com a mesma confiança, passo a passo, momento a momento, para que em cada criança e seus pais/educadores possam respeitar, também, o ritmo que cada professor há-de imprimir a um trabalho tão difícil quanto encantador, tão desafiador, quanto aliciante.
Desculpem, mas outros deveres me esperam. Somos todos adultos com um mínimo de formação humana para podermos entender qualquer deslize errático. Agradeço que chamem a atenção de qualquer falha, porque não tenho tempo, neste momento para reler o que Vos deixo. Espero que compreendam. Volterei à carga, em breve. Até lá, um abraço, Isaura.

1 comentário:

  1. Para se aprender é impotante que haja motivação, afecto, atenção...
    A prática é o segundo passo do processoe, o produto final....será sempre o tal projecto "utópico"....o inacabado.
    Porquê???
    Toda a nossa vida é um projecto utópico....Até morrer sempre aprender!!!
    Parabéns!!!
    Estou feliz, porque vejo que continua motivada. Bj

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