terça-feira, 18 de março de 2008

Blogar é óptimo...

Mais um momento de partilha. No título escolhido encontraremos, decerto, um exagero. Só que, de exageros, também se vive. Nos tempos que correm onde é que não há exageros?... Exagera-se para esquecer, exagera-se para dar nas vistas, exagera-se para empolgar situações que convêm, exagera-se para obter algo que nos de outra forma não conseguiríamos alcançar... São formas que a sociedade actual se habituou a gerir de acordo com os seus interesses de momento. Ou não será um pouco assim? Desta vez, ainda que já tenha adquirido o hábito de «blogar» e goste de o fazer no sentido de partilha, de despertar para interesses comuns no campo educativo, de poder deixar uma mensagem de esperança aos colegas que já adquiriram, também, este «bichinho do blog». Em nome desse conjunto gostaria de deixar um desafio aos que ainda «dormem o sono da distracção»: avança, ganha o gosto pela comunicação de sentires, de quereres, de saberes, do que fazes e partilha com todos quantos te querem bem -- o teu grupo de colegas de trabalho PNEP. Contigo outros virão e outros e outros... Então seremos muitos na construção dos ideais que defendemos. Conseguimos criar um espaço e um tempo de encontro que, se não for ocupado por nós mesmos, não faltará quem o ocupe e, quiçá, de forma menos interessante, na medida em que os nossos interesses se prendem, tão só, com o campo educativo, mais concretamente, no campo da formação humana. Ser-se humano é participar na construção do homem todo, do homem novo, através de um diálogo onde muitos possam estar presentes. Sabemos que, hoje mais que nunca, "o sucesso da actuação de cada professor está dependente da sua capacidade para promover um diálogo equilibrado e produtivo": com os seus alunos, os seus pais e familiares mais próximos e com os seus "pares tendo em vista o desempenho do seu papel na participação na gestão pedagógica" (Silveira Lobo, 2002:27-28). Nesta perspectiva, é ainda Silveira Lobo que nos chama a atenção para o facto de que tanto temos responsabilidades dentro da escola, na nossa relação com toda a comunidade escolar, como com as entidades exteriores, nomeadamente autarquias, associações dos mais diversos quadrantes, ministérios e, de uma forma muito especial, com o da Educação, "já que o sucesso do sistema de ensino assenta em valores como o da cooperação". Aqui fica, pois, o repto: coopera. se todos o fizermos, decerto, poderemos assumir-nos como construtores de uma sociedade diferente, mais sã, mais humana. Um abraço e até breve, Isaura.

Sem comentários:

Enviar um comentário