domingo, 8 de junho de 2008


OS PAIS E A ESCOLA - QUEM BENEFICIA?

A participação da família na escola é particularmente importante para os alunos, para os pais, para os professores e para a evolução de uma sociedade democrática. Assim, verifica-se que o envolvimento parental na escola tem efeitos positivos na realização escolar dos alunos, traduzindo-se também num aumento das suas competências sociais e diminuição dos seus problemas de comportamento. Os pais também parecem beneficiar desta participação, muito particularmente aqueles que provêm de níveis sócio-económicos carenciados, designadamente no que respeita à promoção da valorização dos seus contributos para o contexto escolar, o fortalecimento das suas redes sociais de apoio e o desenvolvimento do seu papel enquanto cidadãos numa sociedade participativa (Menezes, 1990).

Por seu lado, os professores poderão sentir mediante a atitude participativa dos pais, que dispõem de uma rede de apoio promotora da sua integração na comunidade em que a escola se insere, beneficiando igualmente com esta articulação (Davies et al, 1989).

No sentido de promover esse trabalho conjunto, é sem dúvida importante o movimento associativo dos pais, que em Portugal tem vindo a assumir um papel cada vez mais preponderante.

1 comentário:

  1. Apenas para lhe manifestar a minha total concordância.
    A escola sem pais, não educa, ainda que ensine; os pais sem um contacto periódico e sistemático com a escola não terão como apoiar os seus filhos na educação que lhes compete.
    É que não sei se os pais e os professores se deram já conta disto.
    Os tempos mudaram. Será que a nossa mentalidade, a nossa acção, a gestão dos tempos e espaços acompanharam esta mudança?...
    De muito pouco valem as «lamúrias» transformadas, tantas vezes, em acusações das quais são os educandos que pagam a maior factura; de nada vale saber de quem é a culpa, como de nada vale procurar o culpado.
    Há que procurar uma interajuda salutar, depositar uma confiança incondicional na reciprocidade de acções concertadas entre a tríade: «Família -- Escola -- Comunidade» e, todos juntos, procurar a solução para suavizar incompreensões, para desbloquear conflitos, para solucionar eresolver problemas sem os quais a Vida acabaria por não ter o sentido verdadeiramente educativo que todos desejamos implementar. Um abraço, Isaura.

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