terça-feira, 10 de junho de 2008

Ler globalmente. Experimentem!

Descoberta impressionante!
De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito.
35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!
(Autor desconhecido)

1 comentário:

  1. mais uma opinião que nos faz pensar sobre questões tão importantes como o são a leitura e a escrita. Se isto aparecesse escrito pelos nossos alunos e fosse visto pelos seus professores, que aconteceria?
    No entanto, conseguimos entender perfeitamente o conteúdo da mensagem que nos envia.
    Mais uma razão que justifica a necessidade de nos questionarmos sobre os métodos utilizados na iniciação e desenvolvimento da leitura e escrita. Será que há erros de ortografia com que tanto nos preocupamos?
    Gostaria de sublinhar, como referência essencial, o último período da primeira parte do trabalho:

    ISTO É PORQUE NÓS NÃO LEMOS CADA LETRA ISOLADA, MAS A PALAVRA COMO UM TODO.

    Pois é essa palavra total, as palavras que com organização semântica ou outra que se ligam com algo em comum que nos dão o mote para que a leitura e a escrita se associem com gosto, com interesse, condições essenciais para criar o gosto pela leitura / escrita constituindo-se Fontes de Prazer e de Saber.
    Obrigada pela achega.

    ResponderEliminar