sábado, 26 de abril de 2008

PNEPemCHAVES: Lebução



mais uma situação vivida numa realidade algo semelhante, porque a escola é a mesma, mas o ano de escolaridade é o oposto: 1.º ano de escolaridade.
Estamos, pois, em situações iniciais de aprendizagem onde o rumo das aprendizagens e do ensino toma foros de uma preparação adequada aos alunos e às circunstâncias que os caracterizam.
Caso curioso é que, tanto numa turma como noutra, se encontram crianças e jovens de etnia cigana. Longe de dificultar as relações humanas, esta situação, vem trazer-nos uma visão algo diferenciada de culturas. Até por isso saiu muito mais rica esta passagem. Um destes alunos deixou bem visível o que é viver em «plena liberdade».
O relato de vivências por terras de Espanha ofereceu-nos uma oportunidade única de verificar como, crianças de seis/sete anos, se vão autonomizando relativamente aos seus progenitores.
Os trabalhos do dia eram entrecortados por uma música de sabor transfronteiriço que, ainda que entoada «à la diable», não perturbava o curso dos trabalhos.
Pudemos constatar, também, um entrosamento interdisciplinar: Estudo do Meio / Língua Portuguesa que muito vem facilitar uma e outra área disciplinar. Aliás, esta técnica, esta metodologia, como se queira chamar, vem proporcionar a construção de um conhecimento muito mais homogéneo, muito mais equilibrado, muito mais consistente. Muito mais se constata essa vantagem, quando a actividade lúdica se vem associar de forma naturalmente conseguida. Foi o caso. O jogo «bingo» contribuiu para que se estabelecesse uma dinâmica muito mais interessante.
Ésta é mais uma vantagem da monodocência a que este ciclo tem direito.
Vejamos como as paredes dos átrios, dos corredores e, mesmo, das salas de aulas apresentam essa vantagem numa simbiose completamente visível.
Desde o princípio do dia de trabalho todas as actividades se vão, assim, desenrolando no todo que constitui a escola na sua globalidade funcional onde a partilha, a colaboração, o aproveitamento de recursos humanos e materiais são colocados à disposição de todos/as, sem excepção.
Esperamos por próximas oportunidades para poder penetrar, ainda que qao de leve, nas metodologias activas, significativas, diversificadas, integradas/integradoras, socializadoras, tal como nos aconselha o Programa Oficial para este ciclo de ensino/aprendizagem.
Até lá, iremos percorrendo outros espaços que, tal como já temos vindo a enunciar têm objectivos comuns. Um abraço, Isaura.

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