sábado, 26 de abril de 2008

PNEPemCHAVES: Lebução



Neste «trabalho de campo» em que, cada vez mais, nos vemos envolvidos/as, temos conseguido recolher uma manancial incrível de conhecimentos, vivências riquíssimas de conteúdo e de mensagens; temos conseguido estabelecer momentos de encontro onde a amizade se reforça, onde a compreensão toma lugar de honra, onde a empatia fica a marcar a necessidade de voltar.
Até por isso teria valido a pena esta caminhada. Mas, há muito mais, como é bom de ver e como não poderia deixar de ser. A escola tem-nos aberto, neste trabalho de equipa, espaços e tempos de inovação, de improvisação, de partilha, de criatividade e de bem-estar.
Este foi um dia cuja planificação teve que ser alterada por motivos de natureza organizacional que não pudemos ultrapassar. Mas, nem por isso, o entusiasmo pelas actividades, agora propostas, deixou de corresponder ao que nos traz nestas andanças. Bem pelo contrário.
A «Semana da Leitura» teve a continuidade que se impunha através da leitura do Conto ... que terminou no ponto certo, tal como é opinião de vários autores que vem de necontro à nossa, também, ainda que nem sempre, nem nunca. Os/as meninos/as queriam mais. Porém, outros trabalhos os esperavam. Ficou a promessa que iriam continuar no momento certo.
A expressividade e a compreensão leitora, era a nossa prioridade de momento foi muito bem conseguida, por todos os intervenientes, numa turma onde a heterogeneidade é um factor relevante. Já, no que toca à escrita, as dificuldades são um pouco mais acentuadas, mais em termos de registo gráfico que em termos ideológico.
Tal como noutras situações supervisivas, não se notou grande apetência para este tipo de trabalho nesta fase de escolaridade que marca o final de ciclo.
Cada vez nos convencemos mais que os anos de escolaridade antecedentes se constituem como fundamentais para a aquisição regras, de motivações, de certezas em crescimento e desenvolvimento das apetências para a leitura e para a escrita.
Esta reflexão tem sido motivo de reflexão analítica cuidada e profunda durante as sessões dedicadas ao estudo das hipóteses de ensino/aprendizagem que visam os períodos: preparatório, de iniciação e de desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação oral e escrita.
Continuaremos a apostar na melhoria de uma escola de sucesso.
Ficam alguns registos fotográficos a ilustrar momentos diversos que testemunham isso mesmo. Até breve. Um abraço amigo, Isaura.

Sem comentários:

Enviar um comentário