quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Educar am Português

Cada vez me convenço mais que "não vamos a lado algum" se continuarmos por este caminho.
Ontem tivemos Reunião de Departamento. Cada vez mais "as coisas" se resumem a "Lindos Floreados" feitos nesta "máquina maravilhosa" que nos traz "coisas tão belas": Éstatísticas de todos os modos e feitios e para todos os gostos e vaidades.
É o que eles querem ...
.
Na verdade, e diga-se em abono dela, o trabalho apresentava-se extremamente belo, de uma beleza singular, à vista. E os resultados apresentados correspondiam, na realidade, a outra realidade que ninguém pode contestar. Os dados fornecidos estavam, ali, retratadinhos. Ninguém pode colocar em dúvida o realismo que ali podia ser observado.
Era, aliás, é, traduzido à letra, uma verdadeira maravilha.
Várias vezes me questionei sobre as "coisas maravilhosas" que esta máquina consegue fazer. Gostei. Sinceramente, gostei.
Mas, há sempre um MAS, e o conteúdo? Questionei-me, também, várias vezes, Será que o conteúdo condiz, verdadeiramente, com o "duro da questão"?
Na realidade, os "98, 9 %, os 99,3%", são, apenas, exemplos reais, de sucesso em Língua Portuguesa, e outras áreas afins, correspondem ao que a realidade nos transmite? Mais uma questão, à espera de resposta.
Então como pode ser que haja alunos que chegam à Faculdade sem saber escrever? O que lhes seria exigido depois de um percurso de tamanho sucesso? Será que só entram os que não conseguem ler/escrever? O que lhes aconteceu, pelo caminho?
Mais:
-- Como poderão ser acusadas as 1700 escolas de mais ou menos isto, transmitido no horário nobre de um canal da RTP, nas palavras do seu locutor de serviço: "As estatíscas resultantes de um estudo investigativo feito em 1700 escolas, a nível nacional, a alunos do Ensino Secundário são reveladoras de que os alunos não sabem estruturar um texto a nivel de sequência lógica de ideias, de estruturação frásica, do domínio de funcionamento da Linguagem escrita"?
Ainda que por outras palavras, decerto, o conteúdo era esse.
Fiquei verdadeiramente, estarrecida. E questionei-me:
Perante um cenário tão vantajoso num ciclo inicial, de relevância sem limites, e um cenário tão pernicioso no extremo final, em que ponto estará o desvio?
Sim, porque, neste caso há desvios incontroláveis que será urgente apurar; que será urgente descobrir para resolver questões de tal gravidade.
Pois, foi necessário este alerta para me fazer arrancar com mais um desafio:
-- Tenho a solução, acredite-se. Pô-la-ei à consideração dos mais altos dignatários educativos deste País, de belezas singulares, para que esta seja mais uma delas.
Já comecei. Só que por aqui não vamos lá...
Apareceram, apenas, 4 candidatos. Espero, contudo, que a acção vá em frente. Nesses 4 Professores multiplicados por "n" crianças encontrar-se-ão, decerto, razões pelas quais vale a pena arriscar.
Independentemente do número há a qualidade que vale a pena explorar.
Em breve, haverá mais notícias, prometo.
Até sempre nesse até breve, Isaura.

Sem comentários:

Enviar um comentário