quarta-feira, 27 de maio de 2009

Inícial ... Continua.

Cá estamos, de novo, a completar o pensamento do autor: Perrenoud 2004 que, de forma peremptória, continua a dizer-nos que: "Esto no es más que el principio..."

Assim o deveria ser, assim tem que o ser. Caso contrário, cairemos no marasmo de uma educação deseducada. Não sei se é isto mesmo que está a acontecer!...
Então, aí vai:

"(...) Por conseguinte, seria absurdo desenvolver a prática reflexiva durante a formação inicial para deixar de se preocupar pelo que acontecerá na contínua. Esta é um trabalho que devem levar a cabo os inspectores, os directores dos centros, os responsáveis da formação contínua, dos sindicatos e da instituição educativa em completo. Apresentar-se num centro com uma atitude reflexiva, e ouvir dizer que molestamos todo o mundo com perguntas que ninguém quer escutar, é suficiente para esfriar um bom número de jovens ensinantes.
Assim, é nosso desejo que a prática reflexiva se converta na referência dos inovadores, dos formadores, dos autores de meios e métodos de ensino e dos directores, e que não percamos nenhuma ocasião de a estimular, oferecendo lugares e recursos tais como seminários de análises de práticas, grupos de intercâmbio sobre os problemas profissionais, seguimento de projectos, supervisão e ajuda metodológica".

Daria "pano para mangas" esta proposta, esta aposta, este conselho, este desafio, se e desde que a educação fosse, de verdade educação; se os profissionais fossem humildes a ponto de alinhar com o pensamento socrático (não haja confusões!...) "só sei que nada sei".

E, para não conspurcar o que pode ser uma lição de vida, de verdade, de prática quotidiana, vamos ficar-nos por aqui...
Que isto nos sirva de reflexão; que isto nos ajude a ver «as coisas educativas» com olhos diferentes, com um olhar de verdadeiros/as educadores/as.

Voltaremos, decerto, ainda que, tão só, para falar do nosso percurso de tentativas sucessivas de inovação.
Até lá, um abraço a quem connosco ama o que faz. Isaura.

Sem comentários:

Enviar um comentário