quinta-feira, 21 de maio de 2009

Todos somos IMPORTANTES

"O saber analisar não se aplica a menos que se utilize" (Perrenoud, 2004:66).
Na verdade, assim o consideramos. A ilustração de um caso que se passou, segunda-feira, dia 20.Maio (px.p.) com alunos de seis/sete anos, numa turma altamente homogénea (com que não podemos concordar, muito menos pactuar, muito menos quando, essa homogeneidade nos surge pela negativa: isto é todas as crianças com problemas familiares muito complicados...)
Mas, estas são outras tantas questões com que nos debatemos dia a dia sem conseguir algo que nos possa realizar como pessoas e como profissionais. Iremos falando destas coisas em outras ocasiões. Havemos de ter, infelizmente, muitas oportunidades.
Voltando ao acontecimento...
Na Prova Aferida de Português surgia uma questão que se pode resumir, mais ou menos, da seguinte forma:
-- «A Cegonha só gostava de conviver com animais grandes, porque só os grandes são importantes».
Achei piada e, em voz alta, reflecti perante uma turma de alunos de 1.º ano de escolaridade:
-- Ora aqui está uma pergunta que considero de muita actualidade!...
Lida, em voz alta e solene, como se impõe a qualquer professor que se preze, vem-me a resposta de um aluno (são seis meninos e uma menina):
-- Não, professora. IMPORTANTES SOMOS TODOS.
-- MARAVILHA!... -- respondi eu.
E a conversa continuou seguindo o mesmo ritmo que tem levado ao longo de todo o ano.
E, agora, que fique para reflexão dos ADULTOS que, porventura, nos leiam...
Não vale a pena dizer mais o que quer que seja. No entanto, vejamos o que acontece na sociedade actual.
Então, é caso para perguntar:
-- Cumpre a Escola a sua missão de ajudar a formar cidadãos de qualidades superiores?...
-- As Famílias estarão à altura da evolução dos tempos?...
-- Os Responsáveis Políticos estarão à altura de proporcionar esta formação?...
-- O Exemplo arrasta...
Voltarei em breve para mais propostas de reflexão, prometo. Até lá, um abraço amigo, Isaura.

Sem comentários:

Enviar um comentário