sábado, 16 de maio de 2009

Ser PESSOA


Há quanto tempo!...


Na verdade há muito tempo que não nos encontramos, ainda que nunca tenhas saído do meu pensamento e do meu coração.


É verdade!!!...


Até poderá parecer ridículo, nos tempos que correm, porque correm mesmo e a uma velocidade imparável, falar-se hoje destas coisas: mente e coração.


Só de loucos!... Mas como cada qual tem a sua «mania», não poderia fugir à regra.


A minha loucura é mesmo esta: EDUCAÇÃO.


E verás que até tenho razão para passar por aqui. Nestes últimos tempos têm acontecido coisas do «arco da velha»... Tu sabes o que isto quer dizer?... Sabes, sabes!...


Mas eu irei (raramente falo em nome pessoal, mas desta vez foi e não corrijo...) dizer ao longo dos tempos mais próximos, porque creio que vim para ficar, mais uma vez o refiro, muitas coisas que, fazendo parte de um passado muito próximo, necessitariam de vir a lume para que «ALGUÉM» possa ir tomando as rédeas de um percurso onde todos tenhamos lugar. Sabemos do que estamos a falar, não sabemos? Por isso aqui estaremos a confidenciar essas coisas que marcam uma etapa de vida final em vários campos, mas nunca a vida de ser PESSOA.


Aprendi isto mesmo com os meus queridos alunos que, adolescentes, jovens, adultos, alguns DOUTORES, outros simples DONAS DE CASA, TRABALHADORES DE RUA, continuam a chamar-me, no meio dessa rua: PROFESSORA!:::


Há, ainda, muitos que não conseguiram, apesar das mudanças de que se arrogam, deixar de lado um tratamento que, em ANGOLA se usava muito para toda e qualquer mulher: DONA...!:::


Aqui fica um pedacinho do muito que esses meus alunos pequenitos grandes PESSOAS me ensinaram.


Até breve. Prometo. Um abraço, Isaura.




Sem comentários:

Enviar um comentário