quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Vencer Dificuldades...



Mesmo depois de soltas dos ramos que as viram nascer e desenvolver, são belas. Até que venham as chuvas e as transformem em alimento que se renova...
Bom seria que a nossa vida sofresse os mesmos trâmites!...
Bom seria que, como educadores, sentíssemos essa necessidade vital de alimento que se renova e nos renova!...
Na sequência do que deixámos registado, no nosso último contacto, podemos asseverar que esta é uma máxima que sempre conseguimos pôr em prática, ainda que à custa de muitos sacrifícios e contrariedades que fomos, melhor, que vamos ultrapassando em fases algo difíceis do nosso quotidiano. Ontem foi um desses dias. Já pela segunda vez nos dirigimos à Universidade que nos abriu as portas à continuidade do nosso percurso académico para requerer o respectivo Certificado, pontapé de saída para a emissão do Diploma que nos há-de conferir o acesso à Comunidade Científica, não sabemos, ainda, muito bem como. E, quantas peripécias!...
Pois é: desde o ter esfacelado o carro, em inversões de marcha por veredas destinadas a peões, à tomada de uma refeição breve, ao regresso algo tardio, ..., houve de tudo um pouco.
É, quiçá, o cansaço provocado por algumas atribulações sem que se preveja o aparecimento de um raio de sol a aquecer e alimentar a força que nos norteou até ao momento.
E, é pena!...
Nada de comprometedor com as compensações que mereceríamos, não fosse a cegueira (des)propositada de quem não vislumbra mais além do que a pequenez do seu próprio espírito.
Independentemente de procurarmos a mudança através da inovação que, a cada momento nos surge, como que por magia, não encontramos o retorno devido e merecido. Assim vai a nossa escola, assim vão os nossos caminhos cada vez mais tortuosos. Quando se nos abre uma fenda a procuramos abri-la com todos os cuidados para não ferir susceptibilidades, há-de aparecer sempre alguém que nos diga: -- "Cada qual tem o seu método". E, a partir daí, surgem as maiores barbaridades pedagógico-didácticas a que temos que fechar olhos e ouvidos para ... deixar andar.
Ainda, ontem mesmo, isso acontecia, numa Reunião de Departamento. Até é "chic" a adesão a esta nomenclatura inovadora através da qual se entranha uma inovação que não passa da fase lexical.
É esta a escola que construímos, ou que destruímos?
Fique a questão, para quem queira responder... Até breve e, um abraço a quem se dignar por aqui passar.  

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