domingo, 10 de janeiro de 2010

Sucesso Escolar / Educativo

Na verdade este Novo-Ano traz-nos, agora, como que uma lufada de ar fresco em termos do sucesso dos nossos alunos e seus professores.
Será que as coisas se nos apresentam assim tão simples quanto as pintamos?
É o que se irá ver.
Um destes dias chegando à "Minha Escola -- Sede de Agrupamento" e, após os cumprimentos habituais, a grupo de alunos que encontrava pelo circuito escolar, sem resposta, na maioria dos casos, a Auxiliares de Acção Educativa, agora transformados/as em "Operadores/as ... não sei que mais", preferia a primeira designação, pois dizia-me muito mais, com a resposta afável digna de quem sabe corresponder, passo a encontrar uma colega com quem vou partilhando algumas tarefas de biblioteca, com quem, depois de nos cumprimentarmos, comentei o "Célebre e tão almejado acordo --> ME / Organizações Sindicais".
Sentindo-me muito mais tranquila, mais pelos "novos" que pelos da minha geração, diga-se, em abono da verdade, fiquei algo surpreendida ao ouvir que não seria assim tão bom...
Sinceramente, fiquei a remoer a observação e ... perguntei a mim mesma: Afinal o que é que os professores querem?...
Se se reparar destaquei: minha geração. Sim, porque a minha geração está toda fora do ensino / aprendizagem. Estou «velha» para estas coisas. Será isto mesmo? Nunca me conformei com a paralisia educativa; sou a favor da mudança, da inovação através do sucesso dos meus alunos crianças e jovens, dos seus professores; sempre pugnei por uma escola sadia em corpo e alma.
Não consigo entender esta «insatisfação desmedida». Considero-a inibidora, retaliadora, nefasta para todos os seus utentes.
Será que também se avaliarão estes Parâmetros?... É o que vamos ver. Aguardemos.
Até breve e um abraço, Isaura.

Sem comentários:

Enviar um comentário