terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Mensagens Partilhadas

É verdade. Há leituras que nos fazem muito bem. Ajudam a levantar o ego. Deixam-nos entender que ainda há quem pense como nós, quem aja como nós, quem se preocupe como nós com a problemática educativa.
partilhar o pensamento de alguns autores de renome faz avivar ideias, sentimentos, ideais. Há como que uma coisa que nos envolve, que nos choca e nos impulsiona a reagir.
Decerto, há mais gente que pensa como nós. Se quiserem podem emitir a sua opinião. Este espaço é para todos quantos queiram contribuir para melhorar a nossa actividade diária. Creiam que vale a pena.

"A metáfora do puzzle"

"O câmbio é como um puzzle acabado. Se falta uma peça ressente-se o conjunto. Por isso tem de ser abordado de modo sistémico, integrando diversas acções coordenadas e complementares que afectem toda a instituição escolar e não só algumas partes ou âmbitos isolados desta. Devido a isso requerem-se enfoques globais e multidimensionais que evitem os diagnóstico fragmentares e as actuações isoladas. É evidente que de uma forma mais ou menos intencionada e planificada se põem em movimento ideias, estratégias e actividades mas o importante é que estas confluam, se interrelacionem e até se confundam num todo indivisível. Assim, para dar um exemplo, não se pode propor um projecto curricular de carácter globalizador se, ao mesmo tempo, não se questiona a rigidez dos tempos e dos espaços escolares e não se incide na modificação da cultura docente" (Jaume Carbonel, 2000:22).

Pois é. cremos que é aqui mesmo que se situa a raíz do problema: "a modificação da cultura docente". E de que forma!!!... E que necessidade!!!...
Só que a cultura docente só poderá ser mudada se cada docente começar por se modificar a si próprio, para que através da sua força, do seu exemplo, se vá alargando a outros docentes que lhe estão mais próximos. E ao falar de proximidade, não nos referimos ao espaço físico, essencialmente, mas aos espaços ideológicos, aos espaços interiores, de sentires e de quereres.
Fique a mensagem e apostemos numa cultura de qualidade, de cooperação e colaboração, de partilha e de recepção, de vontade de ser mais e melhor profissional e pessoa.
Até breve. Iremos continuar. Venham ter connosco, Acreditem que vale a pena. Um abraço, Isaura

Sem comentários:

Enviar um comentário