domingo, 24 de fevereiro de 2008

Disciplina e Formação Pessoal

O texto escrito por Pires, Que papel desempenha a escola actual?!!! sugere-me a reflexão que a seguir compartilho.
A escola que está preocupada com a formação integral dos seus alunos (e não somente em "ensiná-los"), considera a disciplina como algo importante para que a conduta individual se ajuste às necessidades do trabalho e da convivência inerentes à vida escolar.
Para isso, são imprescindíveis algumas normas que sirvam de ponto de referência; que ajudem a conseguir um ambiente sereno de trabalho, ordem e colaboração; que estabeleçam o limite que a liberdade dos outros impõe à nossa própria liberdade. As normas, para surtirem efeito, devem ser conhecidas, aceites e o seu cumprimento ser exigido por todos os implicados no processo educativo: pais, professores e alunos.
A convivência entre a comunidade escolar é consequência de um processo de formação pessoal que torna possível a descoberta da necessidade e valor das normas elementares de convivência. Portanto, a disciplina assume-se como um hábito interno que facilita a cada pessoa o cumprimento das suas obrigações, é um autodomínio, é a capacidade de actuar livremente superando os condicionamentos internos ou externos que se apresentam na vida do dia a dia.
Em meu entender, na sala de aula, não existem problemas de disciplina, há alguns alunos com problemas, cuja formação é preciso atender de uma maneira particular.

1 comentário:

  1. Obrigada pela lição que aparece no parágrafo final. Ainda que o conteúdo da tua mensagem nos traga uma proposta de reflexão mais profunda, neste momento, bastar-nos-ia prender-nos na questão última, do teu último parágrafo. Isso nos levaria a entender cada ser, incluindo-nos.Ureg contemplar essa necessidade de encontro íntimo com cada um(a) de nós para ajudar a despertar em cada criança esse encontro consigo própria(o). Sem o estabelecimento desta relação, não há (in)disciplina que nos valha. Só que este processo tem que começar muito antes da entrada no período da dita "escolaridade obrigatória". Talvez por isso sejamos defensores da relação ESCOLA/FAMÍLIA devidamente assumida na "ESCOLA DE PAIS" obra que necessitamos de ver implementada pela ESCOLA e através da ESCOLA. Estamos nessa?... Obrigada. Um abraço muito amigo, Isaura.

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