domingo, 6 de junho de 2010

Aprender Com Boas Práticas

Nada melhor que o título escolhido, bem como a etiqueta que se lhe segue, para poder reflectir sobre acontecimentos que nos ajudam a crescer e partilhar a riqueza que tive a oportunidade de vivenciar nesse final de semana e neste início de uma outra que, esperamos, seja plena de realizações para todos quantos e todas quantas fazem da vida algo mais que entregar-se às adversidades temporais por que passamos. E todos nós passamos. Mais cedo ou mais tarde ninguém está imune a contratempos que temos que encarar, assumir, aceitar, erguer a cabeça para os céus e avançar ao ritmo, também, dos outros. É que não há alternativa. Para quem nos conhece sabe bem do que falamos; para quem desconhece o que estamos a passar vai uma palavra de conforto e de ânimo: não podemos entregar-nos à tristeza que nos invade perante situações que não podemos mudar, como não podemos entregar-nos à dor que chegando ao mais profundo da alma e nos martiriza, em momentos que também são nossos.
Ontem, sábado, conseguimos organizar a vida familiar, profundamente abalado pela doença que não tem volta, e participar numa sessão subordinada ao título desta mensagem. Foram, na verdade momentos altos de Educação de ADULTOS. A expressão em destaque quer, tão só, alertar-nos para esta realidade que anda muito arredada dos nossos quefazeres constantes. Vale a pena, na verdade, "perder/ganhando tempo" em questões que, tantas vezes nos passam ao lado. É que os ADULTOS, esses "seres sabedores de tudo"(?) também têm que continuar a Educar-se. E, ou se coeducam/autoeducando-se, ou recorrem a instituições que os ajudem a autoeducar-se/coeducar-se. Foi isso mesmo que aconteceu. Com a ajuda de alguns referenciais humanos pudemos, na verdade, avançar um pouco mais. Parabéns a todos e a todas os e as presentes.
Por outro lado, e como não posso assistir, presencialmente, à missa dominical, como era nosso hábito e convicção, assistimos à Eucaristia celebrada através da TV. Hoje, a nossa viagem, conduziu-nos até Guimarães, mais concretamente, S. Torcato. A nossa comunhão eucarística permitiu-nos o encontro com adultos e crianças e muitos e muitas jovens em actividade de igreja, o que mexeu, connosco, de forma muito especial. Tão especial que não resistimos à bela tentação de oferecer esta mensagem amiga com que um dos grupos de jovens terminou estamtpada numa faixa: VEM E SEGUE-ME.
Também nós, dentro das limitações que temos o seguimos por caminhos que, ainda que diferentes, nos hão-de levar mais longe. Fica expressa a nossa gratidão, juntamente com uma imagem que enche de gozo a nossa alma e que, em nosso entender, traduz o que, em palavras, nos faltou dizer. BEM-HAJAM

Sem comentários:

Enviar um comentário