terça-feira, 29 de setembro de 2009

Percursos que vale a pena...

Trás-os-Montes!... A mais bela região de Portugal. Não é por ser aquela que me ajudou a criar momentos de verdadeira alegria, de extrema felicidade, mas por ser aquela que continua a prender-me a atenção, aquela que continua a motivar-me, educativamente falando, aquela que conseguiu abrir caminhos de sucesso pessoais, aquela que me foi redobrando a força de viver intensamente num contexto morfológicamente belo, num contexto socialmente «agreste».

Nunca foi meu apanágio prender-me a esses aspectos. Contudo, creio que vale a pena prevalecer neles, ainda que por breves momentos, quanto mais não seja para partilhar um pouco deste estádio vital que, de certa forma, incomoda, mexe, proporciona espaços e tempos de reflexão de uma valia incalculável que nos podem acabrunhar momentaneamente, mas que nos ajudam a mudar a nossa vida de meros transeuntes neste "Vale de Lágrimas" em que muito poucos se detêm para fazer dele um vale de rosas, ainda que com espinhos.


Poderá parecer um lamento. Não o é.

Serão, tão só, sentimentos que vêem à tona para ajudar a trazer um pouco de luz nas sombras que não deixam de ir perturbando o caminho de quem não consegue ver mais longe.


E, como "na terra dos cegos quem tem um olho é rei" torna-se cada vez mais que presente , cada vez mais que necessário, cada vez mais urgente, mudar o rumo de caminhos traçados por quem tem "a faca e o queijo na mão" para podermos caminhar em conjunto, lado a lado em busca de ideais que nobilitem a nossa acção de meros transeuntes num mundo da EDUCAÇÃO que valeria a pena ser diferente.



Por agora deixo-vos com as maravilhas deste rincão onde a cor do céu se (con)funde com a cor dos campos pintalgados de negro, aqui e ali, por mãos de quem não teve a oportunidade de realizar esses percursos que, mesmo assim, vale a pena...


Voltarei. Decerto, mais só do que nunca. Porém, voltarei para (re)afirmar «Percursos que vale a pena»...

Isaura

Sem comentários:

Enviar um comentário