sábado, 7 de fevereiro de 2009

Pausas, simplesmente...

Há momentos da vida que nos fazem parar. Parar para pensar, parar para retomar novos rumos, parar para trazer um sopro de ar renovado, são, entre muitos outros, motivos mais que justificáveis para uma paragem sadia.
Desta vez, foi isso mesmo e muito mais. Um trabalho inovador que temos em mãos e que gostaríamos de fazer explodir, num boom, que abrangesse todas as crianças que, como nós, desejamos tornar felizes.
Não só o temos conseguido, como temos trilhado caminhos de reflexão , caminhos de inovação, caminhos de abertura de mentes e corações que palpitam por uma escola activa, onde o centro são elas próprias e cada uma, muito especial e especificamente.
Temos tentado alargá-lo a outras crianças. E vamo-lo conseguindo, vencendo resistências que não nos passam ao lado. Consideramos que é tempo de aderirmos a uma escola que responda aos princípios didácticos da inovação que protagonizamos em cada dia de trabalho, em espaços cuja exiguidade lamentamos, profundamente.
Contudo, nem mesmo isso limita a nossa criatividade.
A nossa Área de Projecto é mesmo isso: QUEM SOU EU
E todas as nossas actividades giram à volta disso. Numa prática interdisciplinar, vamos descobrindo caminhos de autonomia, de responsabilidade, de amizade, de envolvimento pleno na construção dos nossos próprios saberes através dos fazeres que concretizamos nas tarefas quotidianas.
Vamos aprendendo como é bom inovar. As nossas descobertas incidem em todas as áreas do saber. O estudo da Língua que vamos aperfeiçoando através de uma oralidade cuidada e de uma escrita correctamente desenhada. Sabemos que há, ainda, muitíssimo a melhorar, m,as sabemos bem que com tempo, calma, trabalho persistente e perseverante, havemos de chegar.
Não tem sido tarefa fácil, temos que confessá-lo.
Porém, a correcção de movimentos, a organização de tempos e espaços vão evoluindo a cada dia que passa. Os nossos trabalhos são bem mais bonitos, bem mais agradáveis à vista.
Começámos, agora, a escrever "O Meu Primeiro Livro".
Quem sabe se será este o início de um futuro escritor?...
Para além disso, temos já em vista um "ROTAFÓLIOS". Em breve, daremos notícias mais aprofundadas sobre os trabalhos que temos em mente.
Até lá, deixamos um abraço amigo, Isaura e alunos -- 1.º Ano de Escolaridade.
     

Sem comentários:

Enviar um comentário