domingo, 13 de fevereiro de 2011

Programas Canal 1: RTP

Extremamente agradável com este programa emitido nas 2.ªs Feiras à noite, ainda que um tanto tardiamente, nunca deixo de estar presente frente a este recurso televisivo que tanto de útil tem para nos dar.
Desta vez, e na passada sessão, esteve em debate "A Educação".
Ainda bem que, "as coisas" estiveram "bem distriúídas / bem equilibradas": 2 Homens e 2 mulheres. Muito bem, porque nem sempre assim acontece. Então, quando se trata de causas da "Polis" (política, mais propriamente dita, entenda-se), as coisas tomam formas quase que exclusivamente masculinas. Como se a mulher não tivesse aí cabimento. Bom, não quero seguir por este campo, neste momento. Ficará para próximas oportunidades, prometo.
Voltando ao cerne da sessão toda a gente pôde constatar do estado situacional/circunstancial em que a EDUCAÇÃO se encontra.
Também, para estes programas são, apenas e exclusivamente (penso que não abuso no termo aplicado) os Senhores Doutores Catedráticos a quem, independentemente disso, reconheço todo o valor. Perdoem-me os que assim não pensam. É que ouvir as verdades, neste caso, ler as verdades, dói.
Não sendo isso que se pretende, gostaria de passar em revista um comentário feita pela Senhora Doutora, cujo nome não consegui reter, (mais uma vez um pedido de perdão) e que traduzo em palavras cujo sentido é, mais ou menos, este:
É necessário dar mais atenção à fase primária das aprendizagens
.
Como (EX)Professora Primária, assumida na 1.ª Pessoa e com toda a convicção e empenho,com 50 anos de serviço profissional no activo, a caminho dos 51, nunca senti uma comunicação que falasse tão acertadamente.
Na verdade, é aqui que está o cerne do sucesso educativo/escolar dos nossos cidadãos e das nossas cidadãs. Tenho acompanhado o percurso académico dos meus alunos e das minhas alunas e não me têm deixado em desiludida.
Para além de ser aí que reside o nó górdio da questão lamento, profundamente, a forma como temos sido silenciados pelos órgãos da Comunicação Social, de uma forma muito especial a TV, para não chegar aos Políticos cujo sucesso(?) se deve, também e essencialmente, a esse manancial que sendo minucioso, considero de valor inquestionável.
Decerto receia-se que vos deixemos "ficar mal", se não for o facto, ainda mais gravoso de recear ouvir as verdades que imperam por todo o lado. Pior, ainda se se teme a queda da máscara com que tentam ignorar-nos.
Mas, nós cá estamos a assumir, em pleno, as nossas responsabilidades funcionais e prontas/os para por os pontos nis ii, se nos quiserem ouvir.
Por agora, fico-me por aqui. O tempo vai já adiantado e outros afazeres me esperam. Voltarei em breve, se Deus quiser.
O Tema é vasto; o lema muito mais amplo; o dilema não tem dimensões que possam calar a voz de todos e de todas quantos e quantas se têm desgastado sem que haja uma palavra de reconhecimento público, de gratidão merecida: "a culpa de todas as desgraças do nosso sistema educativo é toda nossa". Lamento, profundamente, tal conclusão.
Até breve. E, para suavisar um pouco do tom amargo que decerto, deixei, fruto do entusiasmo que coloco nas palavras, quando me sinto frustrada, perante injustiças de tal ordem, aqui vos deixp um pedacinho de uma escola onde exerço o melhor que sei e que posso uma missão tão nobre quanto o é cada pessoa em si mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário