quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Papel do Professor Primário ...


Alargar Horizontes
Mas para que assim possa ser há que os seus horizontes sejam tão vastos, tão largos que venham e cheguem ao "Fim do Mundo". Ao final de um mundo que se alarga no espaço e no tempo de quem tem tempo para dar.
Já no Século passado, mais concretamente na década de setenta Robert Dottrens nos dizia que "(...) a primeira qualidade de um professor, a regra de ouro que domina todas as outras é simples de enunciar: ser em tudo e em toda a parte um exemplo" (Dottrens, 1976:18).
Será que ainda se encontra em vigor nos tempos actuais?
Na verdade, cabe-nos, ainda seguir o pensamento do autor ao tentar explicitar de forma a que toda a gente entenda que essa "regra de ouro", é, por vezes difícil de ser observada "mas todo o educador deve ter constantemente presente no seu espírito a responsabilidade que lhe cabe neste campo, "porque ninguém sabe os benefícios que os alunos receberão do seu exemplo ou, pelo contrário, o mal que este lhes poderá causar".
Será que este conselho se adapta aos tempos actuais? Então por que razão nos queixamos que os nossos alunos se portam tão mal?
"Ajamos de tal modo que não tenhamos qualquer receio de ver os nossos alunos imitar-nos". Eis o conselho que o autor escolhido para este pedacinho de tempo passado com todos e todas quantas e quantos navegam nas águas livres de uma educação onde os adultos têm a sua palavra a dizer.
Por hoje, ficamo-nos por aqui, não sem voltar ao início
alarguem-se horizontes
como correspondência clara a uma globalização cada vez mais imiscuída nos assuntos de cada qual.
Até breve. Boa sorte. Isaura

Sem comentários:

Enviar um comentário